segunda-feira, março 07, 2011

Potenciação

Olá pessoal, tudo bem? Na próxima semana vamos relembrar definições e propriedades das potencias. Vai ser bastante útil para continuidade dos nossos estudos. Estou encaminhando abaixo, um pequeno resumo contendo essa principais informações para que seja lido. Espero que comentem esse pequeno texto dizendo se lembram ou não dessas propriedades de uma importante operação matemática. Também estou preparando uma lista com exercícios para aplicação das propriedades aprendidas.

RECORDAÇÃO

POTENCIAÇÃO

DEFINIÇÕES

Definição: A potência an do número inteiro a, é definida como um produto de n fatores iguais. O número a é denominado base e o número n é o expoente.

A potência de todo número inteiro elevado a um expoente par é um número positivo e a potência de todo número inteiro elevado a um expoente ímpar é um número que conserva o seu sinal.

a2 = a.a

a3 = a.a.a

a4 = a.a.a.a

an = a.a.a...a com n ≥ 2

a0 = 1

a1 = a

a-1 = 1/a

a-n = 1/an

PROPRIEDADES DAS POTENCIAS


P1)           am .an = am+n

P2)           am :an = am-n

P3)           (am)n = am.n

P4)           (a.b)m = am.bm

P5)           (a/b)m = am/bm

Assim, fico no aguardo dos comentários.
Um abraço.

12 comentários:

semnocao disse...

Meio complicadinho neh :S

PROF. ELI disse...

Victor, boa tarde.
Na verdade não é complicado, e sim bastante simples. Na terça-feira vou repassar essas propriedades, explicar e passar alguns exemplos para serem feitos. Em seguida vou colocar uma lista de exercícios que deverá ser entregue, pois valerá nota de participação. Fique ligado para não perder tempo. Valeu pela leitura.

dessa ^_^ disse...

Nossa profº, não lembrava de nada disso.
Espero que com sua explicação eu consiga entender, porque parece ser um pouco complicado.

Andressa

PROF. ELI disse...

Oi Andressa. O Victor também tem a mesma idéia que você, mas na verdade não há nada de complicado nessas propriedades. Você verá nas aulas seguintes que são apenas aplicações conceituais e, que serão bem fáceis de serem compreendidas. Valeu a participação. Até lá e continue acompanhando.
Abraços.

Beatriz Ferreira disse...

é prof eu não me recordo muito bem disso espero que com sua explicação e atenção eu possa me lembrar e aprender denovo , beatriz ferreira 1º N

Bianca disse...

Oiie Prafessor aqui é a Bianca do 1°O
Bom deu pra entendee um poco mais de Potenciação!

PROF. ELI disse...

Olá pessoal.
Com certeza assim vai ficar mais fácil. Voces já viram ontem como fica fácil se prestarem atenção e se fizerem as atividades propostas. Quem aparece aqui e faz comentários mostra que está interessado e quer aprender. Vocês devem sempre comentar e perguntar o que for necessário. São sempre bem-vindos.

Unknown disse...

Eu tinha esquecido disso completamente, mais agora eu ja me lembrei e sei como resolver.

Leonardo Alves Silva 1ºO

Unknown disse...

o professor eu não entendi o exercício 4

PROF. ELI disse...

Olá João Gabriel. Legal vc ter falado isso. Obrigado também por vc ter se interessado pela explicação da matéria na sua sala. Agora para falar do exercício que você está com dúvida, fale comigo na 3a. feira. Eu esclareço para você e quem mais estiver interessado. Um abraço. Bom fim de semana.

Beatriz Villanueva disse...

Prof° acho que essa é a unica parte de Matemática que eu gosto e sei melhor hahaha

Daniela* disse...

Essa parte de matematica é bem mais fácil do que as outras. Estou me dando bem por enquanto
1ºN