domingo, fevereiro 27, 2011

Retorno dos Comentários

E ai pessoal, como estão todos? Espero que bem.
Estou bem contente com a participação de vocês nos comentários das postagens. Tenho observado que o interesse aumenta pois é algo diferente e inovador para quem está chegando agora. E isso é bom. Como disse uma das colegas: podemos perguntar pelo "blog" o que temos vergonha de perguntar em sala de aula.
E ele foi criado com essa intenção. Como descrevi no início "meio de apoio de aprendizagem" e é legal ver que está surtindo efeito. Infelizmente alguns não dão a devida importância pois tem medo do novo. Daquilo que pode vir a ser uma cobrança. Vocês podem ter certeza, as cobranças virão em forma de perguntas, provas, testes ou questionários. Então, sempre estejam ligados.
Antes que eu me esqueça, leiam o texto do link da origem dos números. Vou avaliá-los. Não deixem de comentar qualquer postagem.
Um abraço.
Prof. Eli.
Agora abaixo segue um desenho muito legal. Uma figura curiosa que abusa da questão da ilusão de ótica de um gênio chamado Escher. Bom Domingo.

terça-feira, fevereiro 22, 2011

A Origem dos Números

Caros alunos, tudo bem?


Já estamos em nossa terceira postagem e desta vez é uma leitura com mais detalhes do que falamos em sala de aula. O texto trata de forma simples a origem dos números. É um texto bem legal e nele vocês verão com maior clareza as idéias daqueles homens que com certeza foram muito importantes para a evolução da Matemática.

Muitas das vezes podem até nos parecer rudimentares mas surtiam os efeitos necessários para as suas necessidades e em épocas tão difíceis. Voces terão até 2a. feira para a leitura do texto e colocação do comentário avaliando o que foi concluido por vocês. O link a ser seguido está abaixo.

Boa leitura e até nosso próximo encontro.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Atividades de Revisão

Caros alunos, tudo bem com vocês?

Estou encaminhando uma lista de exercícios de revisão sobre equações do 2º grau. Com ela poderão recordar o que vimos em sala de aula. Neste momento ela servirá de modelo para que você estude e se prepare para uma avaliação. Conforme já conversamos em sala, esta avaliação irá verificar quais alunos deverão participar das aulas de reforço oferecidas pela escola. Espero que assim, se preparem. Um abraço e bons estudos.
Prof. Eli .



1. Resolver as equações do 2º grau abaixo:
a. x² + 6 x + 9 = 0
b. 3x² - x + 3 = 0
c. 2x² - 2 x - 12 = 0
d. 3x² - 10 x + 3 = 0
e. x² + 6x = 0
f. 3x² + 7 = 0
g. 2x² + 5 = 0
h. 10 x² = 0
i. 9x² - 18 = 0
j. x²-6x+8 = 0

sábado, fevereiro 12, 2011

Início de Atividades

Olá alunos do Mário Marques de Oliveira de 2011.
Principalmente vocês dos 1ºs anos N, O e P.
Sejam muito bem vindos ao meu blog Jornal Matemático.
Através dele estaremos trabalhando atividades matemáticas e desenvolvendo inúmeros conceitos que lhes serão úteis. Vale ressaltar que vocês serão avaliados pela entrada e postagem de comentários referentes aos artigos aqui publicados. Serão encaminhados através do blog: exercícios, leituras complementares, curiosidades matemáticas, atividades de reforço e trabalhos que deverão ser impressos e entregues em aula. Para que você possa ter sucesso no envio das respostas às postagens, será necessário que seja cadastrado e-mail no campo de seguidores. Ele será sua identificação e comprovação na participação das discussões apresentadas. Faremos as instruções necessárias ao longo de nossos próximos encontros. Também poderão ser feitas perguntas para esclarecimentos de dúvidas e que serão muito bem vindas para enriquecer nossas aulas. Desejo sucesso e que suas expectativas sejam confirmadas ao final do nosso curso.
Um abraço a todos e sejam bem-vindos.
Prof. Eli